Colégio Potência adere à campanha Setembro Amarelo

Quem disse que escola é um lugar onde apenas se ‘transfere’ conhecimento? No Colégio Potência, a educação não se limita à mera reprodução de conteúdo, a além de preparar o estudante para os desafios do futuro, como o Enem e cursos superiores, ajuda a formar um cidadão capaz de agir em sociedade e modificar positivamente o ambiente onde vive. E foi dentro dessa premissa que os alunos do 9 ° ano do ensino fundamental e ensino médio encararam o desafio de discutir com a sociedade um assunto sério e essencial: a prevenção ao suicídio.

Orientados pela psicóloga Sandra Moreira, eles aderiram à campanha Setembro Amarelo. “O objetivo da atividade era abrir a consciência para esse assunto extremamente sério e que se tornou um tabu: o suicídio. Em nossa cidade, o suicídio aparece com índices expressivos e o problema tende a se tornar cada vez mais grave, a não ser que todos nós façamos alguma coisa. Então, decidimos aderir ao movimento Setembro Amarelo, em prol da prevenção ao suicídio, envolvendo nossos alunos em uma ação concreta”, explica.

Dentro da proposta inicial, a mobilização deveria acontecer apenas no ambiente escolar. Mas a iniciativa foi tão bem recebida pelos estudantes que rompeu os muros da escola e ganhou a rua durante a manhã e tarde de sexta-feira, 22 de setembro. Os estudantes distribuíram o material gráfico confeccionado a partir das ideias debatidas em sala e divulgaram o CVV: um canal de auxílio às pessoas com ideação suicida ou que precisam apoiar alguém com este problema dentro da família. “O nosso objetivo não era trazer um projeto engessado, e sim, algo que todos pudessem construir juntos. Nossos alunos tiveram ótimas iniciativas e ideias cruciais para que essa ação acontecesse. Por isso, fomos para a rua, compartilhar esse processo de conscientização juntamente com a sociedade”, conclui a psicóloga.

Colégio Potência
Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Pré-Enem e Cursos Preparatórios.
Rua André Rodrigues da Silva, 150, Campo Alegre.

Publicado na editoria Geral, no dia 01/10/2018