Parceria com Augusto Cury traz Escola da Inteligência para o Colégio Potência

Criativos, curiosos, persistentes, organizados, autônomos... Com certeza, você já ouviu alguém ligar essas características aos alunos considerados os melhores da classe. Acontece que nem sempre elas são trabalhadas intencionalmente em sala de aula. Mas isso está mudando. Não só porque as escolas mais antenadas entenderam que é preciso ser mais atraentes para os alunos, mas porque compreendem que sua função vai além de repassar conteúdos: é preciso investir na formação humana. Desenvolver competências socioemocionais e incorporar as aprendizagens sobre as emoções e habilidades sociais ao dia a dia da escola. Só assim formarão não só alunos brilhantes, como pessoas mais felizes.

Como um grande passo nesse caminho, o Colégio Potência, mais uma vez, saiu na frente e se tornou o primeiro da região a adotar a Escola da Inteligência, programa desenvolvido pelo psiquiatra e escritor Augusto Cury, que traz para os alunos e os pais o desenvolvimento de competências socioemocionais. Aplicado em 1 hora/aula por semana dentro da grade curricular, o Programa contemplará alunos de todos os níveis de ensino, para que aprendam a lidar com emoções, frustrações, relacionamentos e stress. É um trabalho para a vida. Além das aulas semanais, o programa prevê encontros com os pais.

O assunto foi tema de uma palestra ministrada no sábado, dia 21, no Colégio Potência. Na oportunidade, a consultora edu­cacional Mayara Farche, do Grupo Educacional Augusto Cury, explicou aos pais os benefícios de trabalhar, desde cedo, mais do que o raciocínio lógico e uma boa memória:  desenvolver a educação socioemocional dos estudantes por meio da educação das emoções e da inteligência. Fundamentada na Teoria da Inteligência Mul­tifocal, do psiquiatra e pesquisador Augusto Cury, a metodologia promove a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos. Todos os envolvidos – professores, alunos e familiares – são beneficiados com mais qualidade de vida e bem-estar psíquico.

A mudança será implementada já a partir de 2018, beneficiando centenas de alunos e pais no Colégio Potência. Na avaliação do diretor Wilson Tonholo, a parceria com Augusto Cury representa mais um importante passo na busca de uma educação cada vez melhor: “O que queremos para os nossos alunos é o que todo pai deseja para seus filhos: que eles sejam felizes; que se sintam seguros, confiantes e realizados. E que quando surgirem dificuldades – porque elas surgem na vida de todos – eles saibam lidar com elas da melhor maneira possível. Vemos que os jovens estão cada vez menos preparados para lidar com dificuldades e frustrações. Não sabem ouvir ‘não’. Entendemos que podemos trabalhar isso aqui, com o suporte do consagrado Augusto Cury. Será um ganho para todos. Eu não tenho dúvidas”, avalia.

Outra mudança que chega para agregar qualidade é a adoção do Bernoulli Sistema de Ensino para todas as turmas - do Fundamental I ao Pré-Enem. “Começamos a adotar o Bernoulli aos poucos e fomos vendo que a mudança foi extremamente positiva. No último simulado, aplicado em todas as escolas integradas ao Bernoulli Sistema de Ensino, tivemos 10 alunos com nota superior a de alunos da unidade do Bernoulli em Belo Horizonte. Isso nos mostra que estamos no caminho certo. Já assimilamos a metodologia deles e, por isso, vamos estender a todos, desde o Fundamental I”, conta.

Ao fim da palestra de Mayara Farche, que prendeu a atenção de todos, a consultora educacional ministrou um treinamento para os funcionários. O procedimento de capacitação será realizado outras vezes dentro do ano letivo de 2018. A programação inclui, ainda, encontro de profissionais e palestras para pais, ministradas pelo Grupo Educacional Augusto Cury dentro das dependências do Colégio Potência.

Faça já a sua matrícula

Colégio Potência. Lugar de gente feliz!

Educação infantil a partir dos 2 anos

Ensino Fundamental I e II

Ensino Médio com 3° ano integrado

Pré-Enem