Ex-aluno do Colégio Potência alcança primeiros lugares na UFMG e UFJF

Ele só tem 19 anos de idade, mas já conquistou vitórias e fez escolhas importantes na vida. A maioria delas, misturando educação, dedicação e sonhos. Aluno exemplar do Colégio Potência entre 2008 e 2014, Elias Magalhães Moreira chegou onde muitos ansiavam: foi aprovado no vestibular para Engenharia de Bioprocessos na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ – campus Ouro Branco). Mas a sensação de que sua realização estava em outra direção o fez mudar os planos e, mais uma vez, se lançar ao desafio de conquistar, pela segunda vez, uma vaga em uma universidade federal.
A resposta foi mais satisfatória que o esperado. Afinal, a aprovação veio em dose dupla e em alto nível.  Elias Magalhães Moreira foi o 1° colocado nos vestibulares de Música (bacharelado em Canto) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG): “Iniciei a faculdade de Engenharia de Bioprocessos e foi sim uma experiência edificante. Porém, percebi que não me sentia realizado. Então, busquei outras áreas com as quais eu tenho afinidade e a música foi uma delas. Como eu já cantava no coral da Basílica e também em casamentos, pensei que poderia aprender ainda mais no curso superior de música e busquei o que era necessário para atingir esse objetivo”, revela.

Dedicação para resultados

Para conquistar seu espaço na universidade, Elias contou com as excelentes médias que obteve no Enem 2016: a média de 750 pontos – 960 na redação. Os resultados foram construídos com muita dedicação, inclusive, fora das salas de aulas. “Cursei o ensino fundamental e o médio no Potência, complementando o aprendizado em casa, com cursos online. Para a redação, segui o planejamento exposto pela professora Liliana Maia e produzia, toda semana, um texto, com foco, principalmente, nos possíveis temas”, lembra o estudante.

Planejamento, aliás, foi a chave para o sucesso do estudante: “Para quem irá começar a preparação, sugiro definir qual será a meta (o curso, a universidade) e fazer um planejamento de estudos. Além disso, é fundamental ter disciplina e seguir o planejamento de verdade, evitando desculpas e não encarar as dificuldades como obstáculos”, aconselha o estudante, que se sempre se manteve motivado: “As várias horas de estudos, somadas ao excelente acompanhamento profissional que tive no Potência e a fé de que Deus sempre esteve ao meu lado, proporcionaram minha preparação e meus resultados positivos. A motivação se torna natural quando nos esforçamos para conquistar um objetivo tão desejado e vemos que a disciplina e dedicação deram resultados”, revela.

O apoio da família também foi fundamental: “Desde o momento em que optei pela música, meus pais não só me apoiaram, mas também se mobilizaram no sentido de providenciar os meios necessários, como os professores e as viagens para realizar as provas”, conta o lafaietense, que já está em Belo Horizonte, onde acalenta o sonho de se especializar cada vez mais no canto, levando às pessoas de várias partes do mundo o potencial que só a música possui de emocionar. “Vários fatores pesaram para a escolha da UFMG, como a grade curricular, corpo docente, localização e oportunidades que a faculdade pode me oferecer”, lista.

Do Colégio Potência, ele leva boas lembranças e a saudade dos amigos que conquistou: “Foi uma trajetória de muito empenho nos estudos, permeada por excelentes professores, além de momentos de descontração e alegria. Com certeza, levarei as amizades que fiz, o conhecimento que adquiri e a saudade dos bons momentos vividos. Gostaria de agradecer o convite para a matéria e dizer que foi uma honra ter sido aluno do Colégio Potência. Em tempos em que a educação está tão desvalorizada, ter o privilégio de estudar em uma instituição de ensino de qualidade, como o Potência, é algo digno de se agradecer todos os dias”, finaliza.

Colégio Potência: lugar de gente feliz!

Matrículas abertas!

Educação infantil a partir dos 2 anos

Ensino Fundamental I, II, Ensino Médio, Pré-Enem/Pré-Vestibular e Ensino Técnico em Mecânica, Logística, Edificações, Eletroeletrônica, Mineração e Segurança do Trabalho.

Rua André Rodrigues da Silva, 150, Campo Alegre. Telefone: (31) 3763-3700 - 3761-1900

colegiopotencia.com.br / facebook.com/Colegio.Potencia

Publicado na editoria Educação, no dia 20/02/2017