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História

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A idéia de criar um cursinho pré-vestibular em Conselheiro Lafaiete surgiu em 1989. Havia uma necessidade de preencher um vazio que naquela época existia no meio escolar da cidade, que não tinha nenhum cursinho. Ventilada a iniciativa, logo após vários setores da sociedade manifestaram o interesse de que o curso se solidificasse. O apoio da imprensa falada e escrita e de outras instituições foi imediato.

Sob a coordenação do professor Wilson Rubens Tonholo de Rezende e de Aloísio do Carmo Elói, o curso Potência iniciou suas atividades em agosto de 1989, tendo sido formado com os demais professores. O percentual de aprovações nos vestibulares sempre foi grande, atingindo cerca de 70%. Hoje, o Potência torna-se cada vez mais uma “potência”, trabalhando sempre em busca da excelência na qualidade do ensino.

Em 1995 começaram as instalações da sede própria. Um prédio moderno, projetado com o intuito de ser uma escola nos patamares mais avançados. Em 2000 as obras foram concluídas. No mesmo ano iniciou-se o processo para funcionamento do Colégio Potência (ensino fundamental - 1ª a 8ª série - e ensino médio - 1ª a 3ª série).

Aprovado em 5 de fevereiro de 2001, nos termos do artigo 44, processo nº 29584 e publicado no “Minas Gerais” do dia 20 de fevereiro de 2001, o Colégio Potência surgiu com força e com vontade. No primeiro mês de aula, eram pouco mais de 500 alunos distribuídos e exatamente 50 funcionários.

Atualmente, são oferecidos os cursos de ensino fundamental – iniciação à alfabetização (1ª EA), 1ª a 5 ª série e 6 ª a 9 ª série; ensino médio com 3º ano integrado; cursos técnicos em Mecânica, Geologia e Mineração, Eletroeletrônica e Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, Edificações e Ensino Superior. Oferece ainda o pré-vestibular, que tem conduzido grande número de pessoas ao ensino superior.

O crescimento do Colégio e Pré-Vestibular Potência está sendo muito rápido. Essa realidade é decorrente de um trabalho de profissionais sérios e renomados.

Estrutura

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O Colégio Potência é uma instituição de ensino moderna, preocupada em bem servir a comunidade de Conselheiro Lafaiete e toda a região do Alto Paraopeba, em Minas Gerais , buscando sempre atender aos desafios de uma realidade em constante transformação.

Seu majestoso prédio, com localização privilegiada, ocupa extensa área da rua André Rodrigues da Silva, no bairro Campo Alegre, centro de Lafaiete. Quem visita seu interior se encanta com a beleza, organização e bom gosto da sede.

Amplas e arejadas salas oferecem total conforto aos seus alunos, considerando a estrutura física, pois são construídas dentro das técnicas da engenharia moderna, de forma a facilitar a visão de qualquer ponto da sala de aula. A esse importante quesito soma-se o que há de mais atraente em equipamentos.

Os Laboratórios de Informática estão em condições de oferecer aulas do mais alto nível. Foram caprichosamente preparados, com o acompanhamento de profissionais da área. As aulas são ministradas com o uso de métodos modernos, o que facilita o aprendizado.

O colégio conta também com área de recreação, lazer e prática esportiva compatível com a idade de seus alunos – das mais diversas faixas etárias – e as necessidades peculiares de cada nível de ensino ministrado.

As instalações sanitárias oferecem conforto aos usuários, dispondo de meios para uma completa toalete. A cantina está equipada para atender com rapidez e eficiência.

O corpo docente do Colégio Potência é formado por profissionais habilitados, sérios e comprometidos com o sucesso desejado. A direção está continuamente observando o desempenho dos professores, de modo a garantir um tratamento uniforme, tanto do ponto de vista do conteúdo como do relacionamento entre si e com os alunos.

Preocupada ainda com a segurança e o atendimento de qualidade, a direção do Colégio Potência mantém constante vigilância, por intermédio de funcionários educados e habilidosos. Assim, os pais depositam confiança na equipe do Potência, e a resposta a esse trabalho sério é o seu constante crescimento.

Com tanto estímulo à aprendizagem, a maioria de seus alunos tem correspondido à altura, obtendo resultados que satisfazem a si próprios e a seus familiares, e dos quais muito nos orgulhamos.

Hino

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Ivalde Antônio de Freitas Neto

Nasce uma escola
Com trabalho e dedicação
Conhecida como Potência,
A melhor da região.

Em seus alunos vejo futuro,
Nos professores conhecimentos.
E com uma relação de amizade
Fica fácil o entendimento.

São Geraldo nos proteja
De ajuda vamos precisar
Mas sabemos que trabalho e garra
Ah! Isso não irão faltar.

Vamos todos cantar de coração
E quando pensarmos em ensino de qualidade,
Lembrem-se sempre
Potência é show na educação.

Diretrizes



Visão e Missão  VER +

VISÃO

Num mundo em permanente evolução, onde a transitoriedade, o incerto, o imprevisto e a mudança estão cada vez mais evidentes, o Colégio Potência está empenhado na formação plena do cidadão, visando a integrá-lo na vida competitiva e produtiva, desenvolvendo um espírito empreendedor que o torne capaz de criar formas alternativas de integração no mercado de trabalho com vistas à satisfação pessoal, profissional vivendo de forma digna e feliz.

MISSÃO

“Educar-se é desvendar o mundo e apropriar-se dele.”

Educar, visando à realização pessoal e profissional e a formação do indivíduo enquanto homem e cidadão capaz de enfrentar desafios, solucionar problemas com espírito empreendedor e solidário na busca de felicidade e formação integral.

OBJETIVOS DA ESCOLA VER +

O Colégio Potência tem como grande objetivo propiciar ao aluno condições para que busquem a realização humana, descobrindo o valor do SER. Há a preocupação de que o aluno construa o seu saber e que a sua aprendizagem se dê por meio da experiência.

A partir dessa concepção, a escola se preocupa na preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamentos posteriores, aprimorando o educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico e a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos.

Baseado nos princípios contidos na Lei de Diretrizes e Bases e procurando integrar-se no processo institucional de Educação, o Colégio Potência tem por objetivo o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, sendo ministrado com base nas seguintes diretrizes:

• Garantir qualidade no ensino básico e profissionalizante.

• Valorizar a experiência extraclasse.

• Vincular a educação escolar ao trabalho e às práticas sociais.

• Desenvolver a capacidade de decidir, perceber e compreender as diferentes alternativas, pois é o próprio indivíduo quem decide e constrói seu caminho.

• Contribuir para o crescimento pessoal e profissional dos alunos na sociedade.

• Privilegiar aspectos relevantes para a vida social do educando, a conquista da ciência e tecnologia.

• Educar, especializar, aperfeiçoar, qualificar, crianças, jovens e adultos trabalhadores, visando ao melhor desempenho e inserção no mercado de trabalho, estimulando o espírito empreendedor e cooperativista.

• Valorizar o cidadão e garantir um padrão de qualidade para aqueles que atuam nas diversas áreas, com valorização de experiências anteriores.

• Promover a transição entre a escola e o mundo do trabalho e da educação básica, educando, capacitando e especializando jovens e adultos com competência e habilidades gerais e específicas para o exercício de atividades produtivas e para seu bem-estar social.

PRINCÍPIOS E FINALIDADES VER +

• Promover uma educação para a cidadania global, ou seja, formar alunos capazes de conviver e dialogar num mundo interativo e globalizado utilizando os instrumentos da cultura e do meio social em que vivem.

• Preparar o aluno para ser contemporâneo de si mesmo, membro de uma cultura planetária e, ao mesmo tempo, comunitário e próximo.

• Fazer sua integração numa cultura que, além de exigir a instrumentação técnica para a comunicação a longa distância, requeira o desenvolvimento de uma consciência de fraternidade, de solidariedade e a compreensão de que a evolução é individual e, ao mesmo tempo, coletiva.

• Preparar o aluno para compreender que, acima do individual, deverá prevalecer o coletivo.

• Levá-lo a reconhecer a diversidade do outro, saber que somos diferentes e que cada um tem o direito de ser diferente, único e singular, exige um aprofundamento no respeito e na compreensão mútuos.

• Desenvolver a capacidade de perceber, compreender e decidir a partir de diferentes alternativas, pois cada indivíduo é quem decide e constrói seu próprio caminho e é sujeito da história da sociedade em que vive.

DIAGNÓSTICOS VER +

O Colégio Potência é uma realidade que só existe em função do aluno. De qualquer segmento social, sem distinção de crença, cor ou raça, o aluno será sempre o motivo da existência da Escola. Sua clientela, em sua maioria, pertence à classe média e média alta, pois seus pais se preocupam em dar aos filhos uma educação de qualidade, preparando-os para um futuro melhor.

O colégio prepara seus alunos para viver nesta sociedade competitiva, não só na área intelectual, mas também no esporte; seus alunos participam de competições esportivas, com sucesso, sempre apoiados pela direção e corpo docente, através de pessoas habilitadas e capacitadas para exercerem a função de educadores comprometidos com o ensino de qualidade.

O colégio Potência oferece seus cursos a todos os alunos que o procuram, sem restrições de cor, raça ou crença religiosa, mas a maioria de seus alunos pertence à classe média e média alta, filhos de professores, comerciantes da região, empresários, etc.; oferece ainda bolsa integral para um grande número de alunos, por meio de sua Entidade Mantenedora.

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR VER +

• Fundamentos Ético-Políticos

Todos os integrantes da escola perseguirão a formação explícita dos seguintes valores:

- Responsabilidade, porque a escola acredita que através de efetivas ações pedagógicas os alunos e professores deverão conhecer seus direitos e serem cumpridores de seus deveres;

- Argumentação, esperando que o aluno seja capaz de saber ouvir e ter senso crítico formando seus próprios conceitos nos aspectos ético, moral e político;

- Competência para que obtenham sucesso em todas as áreas de sua vida, além dos outros inerentes à preparação do cidadão capaz de ser transformador social.

• Fundamentos Epistemológicos

O Colégio Potência busca contribuir para a formação pessoas capazes de posicionarem-se crítica, responsável e construtivamente nas diferentes situações sociais, capazes de reconhecerem-se como valor, como sujeitos históricos e transformadores, os quais possam compreender a complexidade do mundo em que vivemos.

O que pretendemos é favorecer uma prática educacional vinculada ao cotidiano em que ela ocorre e a partir da qual se possa refletir sobre os problemas complexos, amplos e globais da realidade atual.

Acreditamos que uma educação de qualidade, voltada para o aperfeiçoamento da pessoa, deva não só incluir conteúdos que possibilitam a compreensão e a crítica da realidade, por parte do educando, mas que permita articulá-los entre si, superando as fronteiras que inibem, reduzem e fragmentam o saber.

• Fundamentos Didáticos

A Educação Básica tem por objetivo geral proporcionar ao educando a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades como elemento de auto-realização, para o exercício consciente da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamentos posteriores.

O aprimoramento do educando como ser humano inclui a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual, do pensamento crítico e a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos.

Para atender aos desafios propostos pela Educação, o colégio procura organizar o currículo dos diferentes tipos de ensino ministrados, de acordo a atender às necessidades das crianças, jovens e adultos, priorizando conhecimentos e competências que constituam suporte significativo para a vida e profissionalização.

METODOLOGIA VER +

O Colégio Potência utiliza-se de uma metodologia que favorece a construção do conhecimento e desenvolve o senso crítico e a criatividade por meio de:

• Aulas expositivas;

• Aulas vinculadas a situações/problemas que exijam reflexão e uso de diferentes estratégias para a sua solução;

• Aulas que promovam mais a aplicação do que a memorização;

• Conversas com os alunos, explorando suas necessidades, interesses e experiências;

• O ensino/aprendizagem tem como ponto de partida a experiência de vida do aluno e o diagnóstico para identificar o seu nível de desenvolvimento;

• Estímulo a todos os procedimentos e atividades que permitam ao aluno reconstruir ou reinventar o conhecimento didaticamente transposto para a sala de aula, entre eles a experimentação, a execução de projetos;

• Realização de trabalhos em equipe que promovam a integração e a contextualização dos conteúdos trabalhados;

• Utilização de recursos audiovisuais, como data-show, vídeo, TV, retroprojetores, computadores, visitas técnicas;

• Dinâmica de grupo, trabalhos em equipe, pesquisa de campo e procedimentos que favoreçam o desenvolvimento de capacidades sociocomunicativas;

• Diálogo entre as disciplinas, por meio de atividades e projetos de estudo, pesquisa e ação;

• Avaliação constante de todo o trabalho pedagógico da escola e replanejamento, se necessário.

DISCIPLINA E FORMAÇÃO ÉTICA DOS ALUNOS VER +

O Colégio Potência pauta sua prática pelos princípios da ética, justiça e liberdade de expressão, respeitando os princípios do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. O código de convivência contendo normas de conduta é construído a partir da participação dos alunos, sob orientação dos professores.

Todos os integrantes da escola perseguem a formação explícita dos seguintes valores: responsabilidade, argumentação e competência, além dos outros inerentes à preparação do cidadão capaz de ser transformador social.

A formação ética fundamenta-se no princípio de que educar é criar um contexto em que valores éticos se desenvolvam nos educandos.

O Colégio Potência procura contribuir para integrar seu aluno no universo complexo em que vive, fazendo-o participar da história de sua sociedade à medida que vai construindo sua própria história.

Localização

Rua André Rodrigues da Silva, 150 - Campo Alegre -
Conselheiro Lafaiete (MG) - 36400-000
(31) 3763-3700 / (31) 3761-1900